Vídeo institucional do Ministério da Saúde destaca a importância da Enfermagem para conter o avanço da doença
O conselheiro federal Vencelau Pantoja gravou, nesta terça-feira (1º/9), participação em vídeo institucional do Ministério da Saúde, destacando o papel da Enfermagem no combate à sífilis. O material será exibido pela primeira vez no estande do Ministério da Saúde no 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (18º CBCENF), realizado de 15 a 18/9, em João Pessoa/PB.
O Brasil registra alarmantes 7,4 casos caso de sífilis em gestantes por 100 mil nascidos vivos (2013), com tendência de alta. 4,7 a cada 100 mil brasileirinhos nascem com a doença, que pode provocar complicações graves, inclusive cegueira e morte do bebê. A penicilina benzatina é o único medicamento comprovadamente capaz de atravessa a barreira placentária e prevenir a sífilis congênita.
A segurança da administração da penicilina benzatina por profissionais de Enfermagem na atenção básica e a importância de sua aplicação imediata para o tratamento da doença e prevenção da sífilis congênita está demonstrada, na avaliação do Ministério da Saúde e do Cofen, que tem dado ampla divulgação à revogação do parecer n° 08/2014. Para a aplicação do medicamento, a UBS deve dispor de adrenalina, usada em caso de reação, podendo haver posterior encaminhamento do paciente a unidade especializada, conforme o caso.
O Cofen intensificou ações, em parceria com o Ministério da Saúde, para conter o avanço da sífilis no Brasil. Participação em teleconferência nacional e presença direta do conselho federal nos Estados buscam esclarecer o papel da Enfermagem na prevenção de tratamento da doença.
Fonte: Ascom - Cofen