Plastinação
Plastinação: um método revolucionário em conservação de peças anatômicas
A plastinação é um método de preservação de espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo de sua aparência em vida, criado pelo Dr. Gunther von Hagens(foto)
, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, em 1977. O Método é um processo pelo qual os espécimes são impregnados com um polímero, podendo ser o silicone, epóxi ou poliéster. Com esta técnica, evita-se o uso de soluções conservantes tóxicas e de odor desagradável, como o formaldeído, bem como eleva a durabilidade das peças, característica útil para as atividades de pesquisa, ensino e expositivas em anatomia.
Em muito breve, esta avançada técnica será desenvolvida aqui Vitória, no Museu de Ciências da Vida (MCV). Sob a coordenação do Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt e com o apoio do FACITEC-PMV, FAPES, CNPq e da UFES, estão sendo criadas as condições para a instalação do Laboratório de Plastinação aqui em nossa Universidade.
Em 2012, o Dr. Athelson fez uma capacitação no Laboratório de Plastinação da Universidade de Toledo, no estado de Ohio/EUA, onde teve a oportunidade de trabalhar com o Prof. Dr. Carlos Baptista, diretor daquele laboratório e presidente da Sociedade Internacional de Plastinação, adquirindo o conhecimento necessário para trazer esta tecnologia para o Brasil.
O Dr. Athelson ressalta que, com a utilização desta tecnologia em nosso estado, um leque de possibilidade se abrirá, proporcionando benefícios para vários setores da comunidade acadêmica e da própria sociedade comum, dentre eles:
1) Cursos de graduação e pós-graduação das áreas da saúde e biomédicas, que poderão ter peças plastinadas para suas atividades de ensino e pesquisa;
2) O MCV, que contará com seu acervo de peças anatômicas plastinadas, receberá o público com maior qualidade;
3) Os deficientes visuais, que contarão com peças anatômicas reais que poderão ser tocadas, garantindo acessibilidade plena a este conhecimento,
4) Outas áreas como a patologia, zoologia, botânica, etc, também poderão aplicar a plastinação em suas atividades.
Fonte:www.mcv.ufes.b
Imagens Internet