São Paulo - Se você não tem medo do frio, aí vai uma boa notícia: a Rússia está oferecendo bolsas de estudo para quem deseja fazer graduação, mestrado ou doutorado no país.
As inscrições vão até o dia 20 de março. Para obter mais informações e se inscrever, os candidatos devem mandar um email para o endereço bolsas@cbr.tur.br.
Segundo o site Conexão Brasil-Rússia (CBR), o governo russo não informou qual é o número de bolsas disponíveis - e, por isso, é bom fazer a inscrição o quanto antes.
A bolsa contempla 100% das despesas com o curso de graduação, que pode custar até 10 mil dólares por ano dependendo do curso.
Não é pré-requisito falar russo, porque o beneficiário também terá um ano gratuito de faculdade preparatória, em que terá aulas do idioma, além de disciplinas ligadas à sua área de formação.
Os cursos de graduação normalmente são ministrados em russo, mas algumas universidades oferecem aulas em inglês. Dependendo da instituição, o mestrado e o doutorado podem ser estudados em russo, inglês ou até espanhol.
A seleção se baseia na análise do histórico escolar e de atividades extracurrículares do candidato, além de cursos de línguas estrangeiras e competições físicas.